sexta-feira, 11 de maio de 2012

Reciclando e fazendo arte

Decoupage com craquelê
Meu nome é Elisangela Maria Teles de Souza, amazonense, nascida na cidade de Manaus. Atualmente moro em Santarém, lugar que escolhi para desenvolver minha arte.

Trabalho com artesanato, mais especificamente com arte em decoupage, que consiste na técnica de colagem de figuras com motivos decorativos sobre as mais diversas superfícies.

A arte feita da reciclagem de materiais, empregados de forma criativa, é hoje considerada um ato de cidadania.

Mas o que é decoupage?

Bem, pelo que pesquisei, a decoupage é uma das técnicas mais populares de artes decorativas e tem as suas origens na arte que era realizada nos antigos túmulos da Sibéria, mas há vários séculos que também é praticada pelos povos do Japão, China, Itália, França, Alemanha e Polónia. Fácil de executar e económico, a decoupage transforma qualquer objecto vulgar, numa peça de arte instantânea, perfeita para decorar qualquer recanto da casa.
O que é?

A decoupage é a arte de cobrir um objeto com recortes de papel (jornais, revistas, postais, fotografias, guardanapos, imagens impressas via computador, papel de embrulho, papel de parede...) que são simplesmente colados sobre o mesmo (com recurso a cola normal ou específica para decoupagem (disponível com um efeito matte ou glossy). Uma vez que essa cola também é aplicada sobre as imagens e não apenas no verso das mesmas, o resultado final é um objecto que parece ter sido pintado à mão. Existe também a opção de aplicar diferentes técnicas de pintura como a técnica da folha de ouro e prata ou de envelhecimento, dependendo do efeito pretendido. Fácil e divertido de executar, a decoupage é uma forma de arte econômica e a ideal para rejuvenescer velhos objectos ou conservar papéis importantes. Por exemplo: quer guardar, de forma original, os bilhetes de avião da sua lua-de-mel? Necessita apenas de uma moldura (onde tem uma fotografia dessa viagem!) onde possa fazer a decoupagem, utilizando os próprios bilhetes de avião.


Para que serve?

O único requisito para uma decoupage bem-sucedida é uma superfície plana, o que significa que tem à sua disposição uma lista extensa e variada de objectos candidatos a este tipo de trabalho manual: molduras, caixas de madeira, capas de livros, agendas ou diários, vasos, jarras, latas, frascos, velas, pratos, tabuleiros, cadeiras, mesas, prateleiras, candeeiros, almofadas, t-shirts… Imagine que tem uma simples caixa de madeira que poderia ser útil no quarto da sua filha para guardar os acessórios de cabelo – podia fazer a sua decoupagem de acordo com a decoração do seu quarto, ou seja, com uma imagem da Barbie ou de uma fada. O objectivo é aproveitar imagens bonitas e utilizar a decoupagem para as transpor de forma decorativa em peças que vão ganhar uma nova vida. O resultado final é surpreendente e, quando a técnica já estiver aperfeiçoada, os seus velhos objectos vão parecer que foram pintados à mão por um hábil artista.

Agora, pretendo mostrar aqui, um pouco desse trabalho que está à disposição para quem quiser apreciar. 

4 comentários:

  1. Parabéns!!! Que trabalho lindo, amei. Como algo simples faz toda diferença. Maravilhosa iniciativa de colaborar com o meio ambiente.

    Bjs

    Emilene Souza

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito desta iniciativa. O mundo seria bem melhor com pessoas que têm essa consciência e que ajudam a tranformar em arte tudo o que é jogado no lixo. Voce está de parabéns. Adorei seu blog.

    Cláudia Rocha Ribeiro da Silva
    Itaituba - Pará

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente, maravilhoso.

    Letícia Xavier

    Oriximiná - Brasil

    ResponderExcluir
  4. Como faço para adquirir seus produtos?
    Gostei bastante das garrafas. São realmente muito lindas.

    Cristina Oliveira
    Belém

    crisvieira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir