segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Transformando lixo em arte




Reproduzo neste post, na íntegra, a matéria veiculada no último dia 7, no programa 'É do Pará', da TV Liberal. A reportagem foi feita pela jornalista Tatiane Lobato, da TV Tapajós, em Santarém. Aqui, o link da matéria completa que hoje também está no site da Rede Globo para todo mundo ver.


Artista cria objetos decorativos com materiais reaproveitados
 
A artista plástica Elisangela Sousa reaproiveita garrafas e latas, cuidando do meio ambiente para criar arte, que dá aforma a peças decorativas que são vendidas até fora do Pará. São garrafas de vinho, cerveja, potes de café, latas de leite e até achocolatados, que são transformados graças à criatividade da artesã, que utiliza uma técnica que combina pintura e colagem, fazendo do lixo peças decorativas.

Antes do resultado final, os produtos passam por várias etapas, como a limpeza e a aplicação da base própria para artesanado, que deixa as garrafas prontas para receber as colagens. Depois de preparadas, é hora do acabamento: a artista prefere as tintas foscas e, depois de colorir, os objetos deixam o ambiente mais charmoso.

Elisangela garante que o processo também é uma terapia, além de gerar lucro: as peças são vendidass a preços que variam de R$ 1 a R$ 25.

Em Santarém, um amazonense realiza trabalho semelhante com caixas de tomates, que viram estantes para livros e CDs. O material reciclado já chegou em vários estados brasileiros, deixando todos os ambientes mais coloridos.

E como para a arte não há limites, até o isopor que veio na caixa do microondas ganhou um toque especial.(Fonte: É do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário