Decoupage com craquelê |
Trabalho com artesanato, mais especificamente com arte em decoupage, que consiste na técnica de colagem de figuras com motivos decorativos sobre as mais diversas superfícies.
A arte feita da reciclagem de materiais, empregados de forma criativa, é hoje considerada um ato de cidadania.
Mas o que é decoupage?
Bem, pelo que pesquisei, a decoupage é uma das técnicas mais populares de artes decorativas e tem as suas origens na arte que era realizada nos antigos túmulos da Sibéria, mas há vários séculos que também é praticada pelos povos do Japão, China, Itália, França, Alemanha e Polónia. Fácil de executar e económico, a decoupage transforma qualquer objecto vulgar, numa peça de arte instantânea, perfeita para decorar qualquer recanto da casa.
O que é?
A decoupage é a arte de cobrir um objeto com recortes de papel (jornais, revistas, postais, fotografias, guardanapos, imagens impressas via computador, papel de embrulho, papel de parede...) que são simplesmente colados sobre o mesmo (com recurso a cola normal ou específica para decoupagem (disponível com um efeito matte ou glossy). Uma vez que essa cola também é aplicada sobre as imagens e não apenas no verso das mesmas, o resultado final é um objecto que parece ter sido pintado à mão. Existe também a opção de aplicar diferentes técnicas de pintura como a técnica da folha de ouro e prata ou de envelhecimento, dependendo do efeito pretendido. Fácil e divertido de executar, a decoupage é uma forma de arte econômica e a ideal para rejuvenescer velhos objectos ou conservar papéis importantes. Por exemplo: quer guardar, de forma original, os bilhetes de avião da sua lua-de-mel? Necessita apenas de uma moldura (onde tem uma fotografia dessa viagem!) onde possa fazer a decoupagem, utilizando os próprios bilhetes de avião.
Para que serve?
O único requisito para uma decoupage bem-sucedida é uma superfície plana, o que significa que tem à sua disposição uma lista extensa e variada de objectos candidatos a este tipo de trabalho manual: molduras, caixas de madeira, capas de livros, agendas ou diários, vasos, jarras, latas, frascos, velas, pratos, tabuleiros, cadeiras, mesas, prateleiras, candeeiros, almofadas, t-shirts… Imagine que tem uma simples caixa de madeira que poderia ser útil no quarto da sua filha para guardar os acessórios de cabelo – podia fazer a sua decoupagem de acordo com a decoração do seu quarto, ou seja, com uma imagem da Barbie ou de uma fada. O objectivo é aproveitar imagens bonitas e utilizar a decoupagem para as transpor de forma decorativa em peças que vão ganhar uma nova vida. O resultado final é surpreendente e, quando a técnica já estiver aperfeiçoada, os seus velhos objectos vão parecer que foram pintados à mão por um hábil artista.
Agora, pretendo mostrar aqui, um pouco desse trabalho que está à disposição para quem quiser apreciar.
Parabéns!!! Que trabalho lindo, amei. Como algo simples faz toda diferença. Maravilhosa iniciativa de colaborar com o meio ambiente.
ResponderExcluirBjs
Emilene Souza
Também gostei muito desta iniciativa. O mundo seria bem melhor com pessoas que têm essa consciência e que ajudam a tranformar em arte tudo o que é jogado no lixo. Voce está de parabéns. Adorei seu blog.
ResponderExcluirCláudia Rocha Ribeiro da Silva
Itaituba - Pará
Simplesmente, maravilhoso.
ResponderExcluirLetícia Xavier
Oriximiná - Brasil
Como faço para adquirir seus produtos?
ResponderExcluirGostei bastante das garrafas. São realmente muito lindas.
Cristina Oliveira
Belém
crisvieira@yahoo.com.br